Terça-Feira
14/08/2018
Seminário “Estratégias para o Desenvolvimento Econômico Local” supera as expectativas
publicado em: 10/08/2018 - 15:12h

   A realização do Seminário “Estratégias para o Desenvolvimento Econômico Local”, na manhã desta sexta-feira (10/8), atraiu não apenas lideranças de Campo Mourão - que lotaram o auditório da Associação Comercial e Industrial (Acicam) - mas também autoridades e empresários de várias outras cidades, inclusive de outras regiões. Por exemplo, de Rolândia e Irati.


   A abertura do evento foi marcada pela participação do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e ex-prefeito de Maringá, Sílvio Barros, que discorreu sobre o tema “A Construção de um Ambiente Estratégico para o Desenvolvimento Econômico”. Logo no início da apresentação ele fez questão de ressaltar que não se tratava de uma palestra, mas de uma provocação aos participantes. Ao longo da exposição falou também sobre alinhamento dos fatores que impulsionam o desenvolvimento local.


Painéis

   O primeiro painel da programação do seminário foi sobre “Estratégias que Impactam o Desenvolvimento”. Jefferson Nogaroli (presidente doa Sicoob) e Carlos Walter Pedro Martins (da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep) foram os debatedores. O primeiro falou sobre financiamento de negócios nascentes e o segundo sobre associativismo e desenvolvimento. Os moderadores do painel foram Marcos Tadeu Barbosa (presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná – Faciap) e Maria da Conceição Montans Baer (reitora do Centro Universitário Integrado- foto).


   Já o segundo e último painel foi sobre a “Atuação do Conselho e Planejamento do Desenvolvimento Local”, que teve três debatedores: Dimas Bragagnolo (secretário do CodeFoz), Mário César Costenaro (do programa Oeste em Desenvolvimento) e Márcia Santin (ex-Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá – Codem). Eles discorreram, respectivamente, sobre: “O Relacionamento entre os setores público e privado na operação diária do Conselho”, “Diagnóstico econômico e planejamento estratégico como ferramentas para a ação do Conselho” e “As câmaras temáticas como ambiente de estudo, de diálogo e aproximação entre a sociedade civil, o conselho e o poder público”.


   Os debatedores foram Alcir Rodrigues da Silva (presidente da Acicam) e Carlos Alberto Facco (secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão).


Promoção

   O Seminário “Estratégias para o Desenvolvimento Econômico Local” foi uma realização do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Município (Codecam), da Faciap e do Projeto Tâmara – Educação para a Cidadania. A Acicam, Cacercopar, Sebrae, Faciap Jovem e o Conjove-Acicam foram parceiros e o evento teve ainda o patrocínio do Paraná Supermercados, Uniprime, Campoplastic, Marketing Store e da WA Corretora de Seguros. 

Fonte: Da Redação com Assessorias
Contato: contato@crn1.com.br
VOLTAR
IMPRIMIR
ENVIAR
X
Meu Nome:
Meu E-mail:
Para:
E-mail:
Mensagem: